Perguntas Frequentes

Pergunta 1

Quais os tipos de branqueamento e as causas de escurecimento dentário?

R:  Podemos branquear os dentes externamente de duas maneiras:em casa: através da utilização de uma moldeira/goteira confeccionada no consultório dentário á medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca. O gel tem uma duração aproximadamente de 4 horas. Deve ser utilizado todos os dias ou em dias alternados durante 7 a 15 dias. No consultório: onde é colocado o gel directamente sobre a superfície dentária, este é activado com uma luz e cada sessão dura 15 minutos. A quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa. Ambas as técnicas podem ser complementares, dependendo de cada caso. Quando utilizadas em conjunto , o efeito mantêm-se por mais tempo. Ter em atenção que tanto uma como outra técnica exige a consulta pelo seu Médico Dentista, pois podem levar a danos irreversíveis, tais como queimaduras na gengiva, mucosa adjacente e hipersensibilidade extrema.
Os dentes podem ficar escurecidos devido a vários factores:

• Ingestão regular de alimentos tais como: café, chá, Coca-Cola, vinho tinto ou outros com alto
teor de corantes.
• Com a idade
• Fumar
• Manchas por tetraciclinas ou alguns outros antibióticos dados durante a formação dos dentes
em criança
• Manchas por ingestão de flúor (ingestão elevada de flúor leva a manchas de vários tipos)
• Outras doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes
• Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há algum tempo

Pergunta 2

Devo utilizar os branqueadores vendidos nas farmácias e anunciados na TV?

R: Nos supermercados e nas farmácias, muitos produtos prometem clarear os dentes em pouco tempo. Porém, cuidado! Na maioria das vezes, estes produtos não cumprem o que prometem. Digo sempre aos meus pacientes para se aconselharem com o seu Dentista, pois o remédio pode sair-lhe caro. Pode não ser o adequado e assim gasta dinheiro e continua com dor e então acaba a comprar mais um remédio para resolver o problema.

Pergunta 3

Quem pode fazer um branqueamento dentário?

R: Em princípio qualquer indivíduo pode submeter-se ao branqueamento dentário. Entretanto para a obtenção de resultados seguros e satisfatórios deve ser feita uma avaliação profissional criteriosa, para uma indicação adequada desse tratamento.

Pergunta 4

Quais os cuidados a ter durante um tratamento de branqueamento?

R:  Cuidados Necessários durante o branqueamento dentário: 1-Alimentos e bebidas a serem evitados durante o clareamento dental: alimentos ácidos e com corantes. 2-Não fumar. 3- Evitar antissépticos bucais coloridos. 4-Fazer uma correcta higiene bucal.

Pergunta 5

De que são feitos os implantes dentários?

R: Os implantes dentários são feitos de titânio.

Pergunta 6

O que é a Ortodontia?

R: Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.